Falha em provedor deixa diversos sites temporariamente fora do ar nesta quinta

Views:
4

Serviços como PSN, do PlayStation, Airbnb, iFood e MercadoLivre foram afetados por problema em DNS, que durou cerca de 1 hora. Acessos já foram restabelecidos. Diversos sites ficaram fora do ar no Brasil e no mundo.
Mike Gieson/Freeimages.com
Uma falha no provedor americano Akamai deixou diversos sites on-line temporariamente fora do ar nesta quinta-feira (22). Entre os serviços afetados estavam a PSN (rede de jogos do PlayStation), Steam, Airbnb, iFood e MercadoLivre.
Os problemas começaram por volta das 13h (horário de Brasília). A página de status dos serviços da Akamai confirmou o problema, que cerca de uma hora depois foi resolvido.
VEJA TAMBÉM: 5 dicas de segurança para sua vida digital
A companhia afirmou em seu perfil do Twitter que o problema não foi resultado de um ataque cibernético aos seus sistemas.
A Akamai oferece uma plataforma de Domain Name Service (DNS) para diversos sites ao redor do mundo.
O DNS é a “agenda de contatos” da internet. É ele que registra os números (endereços de IP) associados aos “nomes de domínio” (como “globo.com”).
A internet só funciona com números, então essa “agenda” cumpre o objetivo de permitir consultas (chamadas de “resoluções de domínio”) para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar.
LEIA MAIS: Saiba o que é verdade e o que é mito na segurança do DNS personalizado e privacidade de VPN
A se propõe a garantir mais estabilidade e agilidade nessa consulta à “agenda de contatos”, além de proteger os sites que as contratam de ataques de hackers.
No YouTube, G1 explica o que é NFT

Curta ou Compartilhe esse anúncio
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *