1 mês do 5G no Brasil: veja onde estão as antenas nas cinco capitais que têm a faixa principal ativada

Views:
0

Cobertura ainda é escassa e acesso também depende de ter celulares compatíveis. Previsão para a nova geração da internet chegar a todas as cidades é só em 2029. Prefeitura de Porto Alegre assegura que está apta a receber 5G em relação a licenciamento de antenas
Jefferson Bernardes/PMPA
Faz um mês neste sábado (6) que a faixa principal do 5G foi ativada pela primeira vez no Brasil.
Brasília foi a primeira capital a ter essa “avenida” crucial para a circulação dos dados da nova geração da internet móvel. Até agora, isso foi estendido para outras quatro capitais.
São elas: Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo — a última cidade a receber a novidade, na quinta-feira passada.
GUIA: tudo sobre a internet 5G
Veja abaixo onde ficam as estações nessas cidades, com base nos dados fornecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Onde pega?
Para ativar o sinal, a Anatel estipula que as operadoras deverão disponibilizar uma estação a cada 100 mil habitantes nessas cidades maiores.
Mas esse número de antenas ainda não é suficiente para cobrir toda a área das cidades.
Em Brasília, a estreia previa um alcance de 80%.
Em São Paulo, com área bem maior, 25%. As 1.378 estações existentes na faixa estão concentradas na região central e Zona Sul da capital, como se vê no mapa acima. O cronograma da agência prevê que, em julho de 2025, a cidade tenha 1 antena para cada 10 mil habitantes.
Para pegar o 5G, não basta ter uma antena perto: é preciso ter um celular compatível. Dependendo do tipo de conexão, pode ser necessário trocar de chip.
LISTA: os celulares compatíveis com 5G
ENTENDA os tipos de conexão 5G
G1 testa velocidade do 5G em São Paulo
Próximas capitais
Por enquanto, ainda não há previsão das próximas capitais onde a faixa principal do 5G será ativada. Depois de São Paulo, a Anatel espera que a cobertura chegue em breve a Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Goiânia.
O limite máximo estabelecido pela agência para a instalação de antenas em todas essas 27 capitais vai até 29 de setembro próximo.
O prazo para a conexão estar disponível em todos os municípios brasileiros com mais 30 mil habitantes é só em 2029.
G1 Explica: a revolução do 5G

Curta ou Compartilhe esse anúncio
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *