‘NFT’ é eleita a palavra do ano 2021 pelo dicionário Collins

Views:
0

Sigla em inglês para ‘non-fungible token’ se refere um selo digital que pode ser associado a uma foto, um vídeo ou qualquer tipo de arquivo digital. NFT: 5 pontos sobre a tecnologia que torna um arquivo digital ‘único’
“NFT” foi eleita a palavra do ano 2021 pelo grupo que publica o dicionário Collins. O termo é uma sigla em inglês para ‘non-fungible token’ (token não fungível, em português) e se refere um selo digital que pode ser associado a uma foto, um vídeo ou qualquer tipo de arquivo digital.
Fungível é algo que pode ser substituído, então esses tokens, que são códigos eletrônicos, são únicos, insubstituíveis.
LEIA MAIS
NFT: 5 pontos sobre a tecnologia que torna um arquivo digital ‘único’
Idosa de 82 anos usa NFT para comprar 20% de apartamento no Rio Grande do Sul
Os arquivos digitais são registrados pelo sistema blockchain, a mesma tecnologia de criptomoedas, moedas digitais, como o Bitcoin. Ela funciona como um grande livro contábil, que vai registrando transações e registros, sempre com criptografia.
O uso do termo teve um crescimento “meteórico” de 11.000% em seu uso durante o último ano, segundo o dicionário Colins, que define a abreviação como “um certificado digital único, registrado em um blockchain, que é usado para registrar a propriedade de um ativo como uma obra de arte ou um colecionável”.
Diversos itens NFT foram leiloados por cifras altíssimas durante 2021, incluindo o primeiro post feito no Twitter, memes como o da garotinha Chloe e uma colagem digital do artista Beeple, que custou US$ 69,3 milhões.
“NFT” superou outras duas palavras relacionadas com tecnologia na lista inicial que o dicionário Collins considerou para eleger o termo do ano: “crypto”, uma abreviação de “criptomoeda” e “metaverso”, que descreve um mundo virtual.
Em outubro, a palavra vax, uma forma de abreviada de dizer vacina em inglês, foi escolhida a palavra do ano de 2021 pelo dicionário de língua inglesa Oxford.
No ano passado, o dicionário Collins escolheu “lockdown” como palavra do ano.

Curta ou Compartilhe esse anúncio
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *