Descubra por que é importante ter uma previdência privada

Views:
2

Conheça as vantagens dessa modalidade de investimentos Planejar sua própria aposentadoria é algo extremamente importante para qualquer pessoa. Mas, por se tratar geralmente de algo muito distante, há muita gente que acaba postergando essa decisão e acaba apenas contribuindo para o INSS.
Existem dois grandes problemas nessa estratégia. O primeiro é a idade mínima para aposentadoria: 60 anos para mulheres e 65 para homens. Além disso, o contribuinte terá de se contentar em receber no máximo o teto do INSS, que pode ser inferior à sua renda atual. A solução está nos planos de previdência privados, que agilizam o processo de aposentadoria e potencializam a renda futura.
Muitos investidores acreditam não precisar de planos de previdência complementar, pois realizam seus investimentos por conta própria, não sendo portanto necessário destinar parte de seus recursos para esse tipo de aplicação. É claro, como em qualquer investimento, os fundos de previdência não são necessariamente fundamentais para qualquer pessoa, mas antes de dispensar esse produto financeiro é importante saber que ele traz uma série de benefícios que podem potencializar o rendimento da sua carteira.
Uma das grandes vantagens dos planos de previdência complementar é a menor alíquota de Imposto de Renda entre as aplicações financeiras: para quem opta por um plano com tributação regressiva, o imposto pode chegar a somente 10%. Apenas para efeitos comparativos, as outras menores alíquotas do mercado financeiro são de 15% para ações ou fundos de investimento de longo prazo. Os 5% a mais podem parecer pequenos, mas graças ao efeito dos juros compostos, o efeito da tributação sobre o seu rendimento pode ser gigantesco: em apenas 10 anos você teria mais de 25% a mais de rendimento graças à diminuição da alíquota.
Ainda se tratando de isenção fiscal, para quem opta por um PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), há a possibilidade de deduzir do IR até 12% da renda bruta que for aplicada nesse tipo de investimento. Dessa forma, você consegue destinar até 12% a mais da sua renda para outras aplicações, o que pode fazer uma bela diferença para sua carteira de investimentos.
Além da menor alíquota e da possibilidade de isenção fiscal, os fundos previdenciários não estão sujeitos ao “come-cotas”, tributação semestral que incide sobre os fundos multimercado e de renda fixa e que atrapalha o rendimento desses produtos financeiros. Nos planos de previdência complementar o imposto incide somente no resgate e é retido direto na fonte.
Outra grande vantagem dos planos de previdência complementar está na facilitação no processo de heranças e planejamento sucessório. Isso ocorre pois diferentemente de outros investimentos, os planos de previdência não transitam em inventário, economizando um tempo precioso no processo. Além disso, em alguns estados os planos de previdência são isentos de ITCMD, imposto que incide para outros bens inventariados, que pode chegar a até 8%.
Com todas essas vantagens já deve ter ficado claro que a previdência privada pode compor um papel importante na sua carteira de investimentos. Quer descobrir qual plano de previdência é adequado para você? O BTG Pactual Digital disponibiliza um simulador de previdência que avalia qual seria o plano ideal para atingir os seus objetivos, dizendo até mesmo se você precisa ou não de um plano de previdência privado.
Além disso, o BTG Pactual não cobra taxas de carregamento de entrada ou de saída e conta com uma estrutura multifundo, que permite a realocação dos recursos sem precisar realizar a portabilidade interna. Tudo isso com a segurança do maior banco de investimentos da América Latina. Dê um BTG nos seus investimentos!

Curta ou Compartilhe esse anúncio
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *