França quer bloquear desenvolvimento da criptomoeda do Facebook na Europa

Views:
0

Ministro francês da Economia disse que ‘soberania dos Estados está em jogo’. Projeto da moeda digital libra foi apresentado em junho. Projeto de criptomoeda da rede social é alvo de novos questionamentos por economistas e autoridades nacionais.
Dado Ruvic/Reuters
A França afirmou nesta quinta-feira (12) que bloqueará na Europa o desenvolvimento da libra, a criptomoeda que o Facebook pretende lançar em 2020. De acordo como o ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, a libra ameaça a “soberania monetária” dos Estados.
“Quero ser absolutamente claro: nestas condições não podemos autorizar o desenvolvimento da libra em território europeu”, declarou no discurso de abertura em uma conferência da OCDE.
Suíça alerta Facebook que criptomoeda libra passará por análises adicionais
“A soberania monetária dos Estados está em jogo”, afirmou, antes de advertir sobre os riscos que poderiam resultar desta “possível privatização de uma moeda (…) nas mãos de um único ator com mais de 2 bilhões de usuários no planeta”.
“Qualquer decisão sobre o funcionamento desta moeda, a gestão de suas reservas, poderia criar distúrbios financeiros consideráveis”, disse Le Maire, que também afirmou temer que a libra substitua a moeda nacional nos Estados com moeda frágil ou em grande desvalorização.
Na quarta-feira, uma agência financeira da Suíça havia alertado ao Facebook que o projeto de pagamentos vinculado à Libra teria que passar por análises adicionais, podendo haver requerimentos sobre alocação de capital para crédito, riscos operacionais, além de gerenciamento de reservas da criptomoeda.
O projeto de moeda virtual foi anunciado em junho pelo Facebook e deve ser aprovado no primeiro semestre de 2020. Os planos atraíram um intenso escrutínio de autoridades financeiras globais, economistas e pesquisadores.

Curta ou Compartilhe esse anúncio
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *