Inteligência artificial ganha partida de pôquer de seis jogadores

Views:
0

Vitória do programa Pluribus foi relatada na revista americana Science. Amigos reunidos em mesa de pôquer
Reprodução/RBS TV/Arquivo
Os programas de inteligência artificial (IA) superaram os humanos nos jogos de damas, xadrez, Go e pôquer entre dois jogadores, mas sempre se pensou que o pôquer entre vários oponentes era uma meta muito mais difícil – até agora.
Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, em conjunto com a iniciativa de Inteligência Artificial do Facebook, anunciaram nesta quinta-feira (11) que seu programa derrotou um grupo de seis jogadores profissionais em uma partida de Texas Hold’em.
Inteligência artificial pode se tornar a nova estrela da música
Como a inteligência artificial é usada para combater o bullying e monitorar pensamentos suicidas
A vitória do programa, Pluribus, foi relatada na revista americana Science.
“Pluribus conseguiu um rendimento sobre-humano no pôquer multijogador, o que é um marco reconhecido em inteligência artificial e em teoria de jogos”, disse Tuomas Sandholm, professor de informática em Carnegie Mellon.
“Até agora, os marcos sobre-humanos da inteligência artificial no raciocínio estratégico se limitaram a uma concorrência bilateral”, disse Sandholm em um comunicado.
Segundo os criadores do Pluribus, a tecnologia poderia ser utilizada para resolver “uma ampla variedade de problemas do mundo real”, que, como no pôquer, envolvem atores que enganam ou ocultam informações-chave.
O programa primeiro derrotou dois grandes campeões de pôquer, Darren Elias e Chris Ferguson, que jogaram 5.000 mãos cada um contra ele.
O Pluribus depois enfrentou 13 profissionais em um experimento separado, cinco ao mesmo tempo. Em um total de 10.000 mãos, o programa “saiu vitorioso”, disseram os pesquisadores.
REVEJA – JORNAL DA GLOBO 05/12/2014 – Stephen Hawking diz que robôs vão levar ao fim da espécie humana

Curta ou Compartilhe esse anúncio
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *