Alemanha tem crescimento modesto de 0,3% no 1º trimestre de 2018

Views:
7

Resultado representa uma desaceleração frente ao trimestre anterior, puxada  por comércio mais fraco. A chanceler alemã Angela Merkel, em imagem de 5 de março de 2018
Hannibal Hanschke/Reuters
O crescimento da Alemanha desacelerou com força no primeiro trimestre do ano devido ao comércio e aos gastos estatais mais fracos, mostraram dados divulgados nesta terça-feira (15), embora analistas considerem este um tropeço temporário.
O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu apenas 0,3% no primeiro trimestre de 2018 na comparação com o quarto trimestre de 2017, taxa mais fraca desde o terceiro trimestre de 2016, de acordo com dados da Agência Federal de Estatísticas.
A expectativa em pesquisa da Reuters era de avanço de 0,4% após taxa de expansão de 0,6% nos últimos três meses do ano passado. Ainda assim, esse foi o 15º trimestre seguido de expansão, o período mais longo de crescimento desde a reunificação alemã.
“É uma pausa ou mudança fundamental? Para nós a resposta é clara: apenas um tropeço”, disse o analista do DekaBank Andreas Scheuerle, destacando a demanda externa forte e a atividade doméstica vibrante devido ao emprego recorde e aos salários em alta.
A agência de estatísticas disse que as contribuições positivas no primeiro trimestre foram dadas principalmente pela demanda doméstica, enquanto o comércio foi fraco.
A agência também confirmou o crescimento de 2,2% em 2017, o que se traduz em uma taxa ajustada ao calendário de 2,5%. Esse foi o ritmo mais forte desde 2011.
No ano passado, a Alemanha registrou crescimento trimestral de 0,9%, 0,6%, 0,7% e 0,6%.
* Com France Presse e Reuters

Curta ou Compartilhe esse anúncio
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *